A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul mobilizou diversos setores para ajudar na reconstrução das famílias atingidas. Entre esses, destaca-se o mundo da moda brasileira, que lançou uma grande ação solidária. Mais de 140 marcas e estilistas uniram-se em uma rifa com o objetivo de arrecadar R$ 200 mil.
Desde grandes nomes da moda brasileira até designers independentes, a movimentação ocorre principalmente pelas redes sociais. Em menos de 24 horas, 120 peças foram arrecadadas, somando aproximadamente R$ 170 mil. Os organizadores estão confiantes de que a meta de R$ 200 mil será atingida.
A iniciativa partiu do joalheiro Bruno Cardoso, natural de Porto Alegre, atualmente residente em São Paulo. Ele afirma: “Existe uma rede de criação que precisa se unir. As pessoas pensam que a situação no Sul está melhorando, mas, na verdade, tem piorado cada vez mais. Sinto que, daqui, estou conseguindo ajudar mais do que se estivesse lá”. A campanha ganhou reforço com a participação de Rafael Nascimento, da Another Place, e Natalia Hohagen, do marketplace Roupartilhar.
Marcas Envolvidas na Ação Solidária
A iniciativa inclui marcas renomadas e emergentes, como Alexandre Herchcovitch, Cavalera, e muitas outras. A lista completa das marcas participantes é extensa e diversificada (confira no final da matéria), mostrando a solidariedade e união do setor.
Detalhes da Rifa
A venda das rifas começa nesta terça-feira (14), às 17h, através de um link disponível nas redes sociais das marcas envolvidas e dos organizadores. As rifas estarão à venda até o dia 18 de maio. Serão disponibilizados 4 mil números, vendidos a R$ 50 cada. A arrecadação e o sorteio serão realizados por plataformas aprovadas pela Caixa Econômica Federal, garantindo transparência e prestação de contas.
Destinação dos Recursos
Os fundos arrecadados serão destinados a quatro principais frentes:
ONGs e pessoas envolvidas na manutenção de abrigos e compra de itens básicos.
Assistência a comunidades indígenas e quilombolas afetadas pelas enchentes.
Proteção de mulheres, crianças e adolescentes.
Infraestrutura de abrigos LGBTQIAPN+.
Além das rifas, algumas peças especiais serão leiloadas. A equipe organizadora entrará em contato com os ganhadores para a escolha dos prêmios, seguindo a ordem de sorteio. Os prêmios serão enviados sem custo adicional dentro do território nacional.
Esta ação destaca o poder da solidariedade e a capacidade do setor da moda de mobilizar recursos e atenção para causas urgentes, como a tragédia no Rio Grande do Sul.
Marcas participantes:
- A Clandestina
- Mafalda Sapatos
- Ada love
- Açude
- Aimo
- Akemi
- Alexandre Herchcovitch
- Alexandre Pavão
- Aluf
- Aludra
- Amel
- Ammi
- Anacê
- Another Place
- Antonio Objetos
- Apricus
- Aragana
- Are
- Argi Clothing
- Atelie Boldo
- Atelie Opus
- Befemeha
- Betina de Luca
- Botti
- Bravio Estudios
- Brecho Find
- Brocki
- Cajá
- Cale
- Candy Brown
- Carlos Penna
- Carnan
- Cavalera
- Ceci Acessorios
- Cie
- Circa Nos
- Class
- Coven
- Cozie Troct
- Cravos
- Damaria
- DAS
- Demgo
- Diabarttt
- E’dore
- Eduardo Caires
- Elisa Parpinelli
- Estudio Epca
- Erente
- Eve Project
- Fabro
- Fauve
- Flavia Madeira
- Fluida
- Foz
- Forca
- Francesca
- Gansho
- Gig Couturo
- Gingin
- Guilherme Valente
- Haye Clo
- Hel For Witches
- Helo Rocha
- Heloisa Faria
- Id Bags
- I Like It
- Iki Beads
- Isaac Silva
- Jalaconda
- Jambu Estudio
- Laura Cangussu
- Led
- Leblog
- Letol
- Lo De Lui
- Lucas Leão
- Luiza Maraschin
- Mad Enlatados
- Madnomad
- Maison Jump
- Maria Tangerina
- Martins
- Mayara Junges
- Mes
- Mnsis
- Misci
- Mottainai
- Myfots
- Nadruz
- Nana Dudu
- Nart
- Neme
- Neriage
- Normando
- Novo Louvre
- Ocksa
- Olga
- Paetech
- Papelaria
- Paola Vilas
- Patricia Vieira
- Patu
- Picles
- Piesses
- Plano Piloto
- Poet
- Room
- Ryzi
- Saad Bolsas
- Santa Maria
- Say Ur
- Nudo
- Sau
- Selo
- Sewe
- Silene Iole
- Sinaptica
- Singa
- Strobo
- Struktura
- Tjurs
- Tumulto
- Tomtom
- Trash Jewelry
- Usejoias
- Vehr
- Ventana
- Vihe
- Virginia Cavalheiro
- Vou de Pipa
- Wai Wai
- Welcome Rio
- WTNB