No último dia 16 de setembro, o projeto “We Wear Heritage” fez sua estreia durante a temporada de moda londrina, em um desfile realizado em uma igreja em Marylebone. Coordenado pela organização não governamental CVS Brent e patrocinado pelo National Lottery Heritage Fund, o projeto tem como objetivo apoiar a preservação de têxteis, vestuário e trajes tradicionais de diversas comunidades.
O evento apresentou criações que refletem as histórias e tradições de onze comunidades de imigrantes, incluindo a brasileira, afegã, diáspora chinesa, indiana goana, caribenha, iraquiana, africana, romena, somali, tamila e dominicana. A estilista brasileira Rebeca Munduruku, da tribo indígena Munduruku, foi uma das destaques do desfile, apresentando seus designs em parceria com a Seanny Arts e a marca MI Moda Indígena, de Manaus.
O desfile culminou com a apresentação de uma nova coleção que retrata a evolução da moda indígena brasileira desde os anos 1500. As criações, oriundas de sete diferentes comunidades indígenas, utilizaram materiais naturais como casca de árvore, fibra de palmeira e escamas de peixe, além de pinturas manuais que capturam a essência da Floresta Amazônica.
Organizado pelo brasileiro Rafael dos Santos, diretor da Best of Brazil Community CIC e produtor de eventos, o desfile foi uma celebração das histórias e culturas internacionais, destacando o talento indígena brasileiro em um cenário global. “É um orgulho organizar um desfile com todas essas histórias e culturas internacionais e ressaltar a moda indígena em um evento tão importante”, afirmou Rafael.