Começou ontem (22) a Semana de Moda de Alta Costura, que dura quatro dias, encerrando-se nesta quinta-feira (25). A Alta Costura se destaca pela particularidade dos modelos de design criados e feitos sob medida. Para fazer parte da Alta Costura, é preciso ter um ateliê em Paris e também passar pela peneira da Federação da Alta-Costura e da Moda (FHCM)
Ontem, tivemos desfiles de marcas como Dior e Schiaparelli – que abriu a Semana de Moda de Alta Costura. Confira agora alguns destaques do primeiro de desfile das marcas.
Laços
Os laços foram um dos detalhes que não passaram despercebidos nos desfiles do primeiro dia. Grandes ou pequenos, eles estavam presentes em quase todos designs das marcas.
Tecnologia
A primeira marca a abrir os desfiles na noite de ontem, foi Schiaparelli. Uma das coisas que chamou atenção foi um dos temas tratados: a relação entre a humanidade e a tecnologia. Além de um CD dourado entregue aos convidados, tivemos um bebê e roupas tecnológicos, feitos de materiais como calculadoras, placa-mãe de computador e celulares antigos.
Desfile da Schaparelli na Semana de Alta Costura (Foto: reprodução/Getty Images/Marie Claire)
Cores vibrantes
As cores vibrantes – com mais saturação – também foram destaque no primeiro dia. Desde o amarelo da Dior até o laranja de Giambattista Valli, podemos perceber que as cores estarão em alta para essa temporada.
Ombros
Outra coisa que chamou atenção nos desfiles foram os detalhes dos designs nos ombros. Muitos modelos valorizaram essa parte do corpo, com peças que chamavam atenção ou até mesmo deixavam os ombros das modelos e top models à mostra.
Quem se apresentou
O primeiro dia teve desfile da Schiaparelli, Imane Ayissi, Georges Hobeika, Christian Dior, Rahul Mishra, Juana Martín, Maison Sara Chrabi e Giambattista Valli. Todos os desfiles tiveram um tema escolhido para a inspiração dos designs. Por exemplo, uma das inspirações de Rahul Mishra foram insetos, como libélulas, moscas e borboletas.
A semana de Alta Costura acontece no Carrousel du Luvre e ainda contará com desfiles de Armani Privé, Chanel, Valentino, Jean Paul Gaultier, Maison Margiela, dentre outros.