Brechós: a moda sustentável que conquista o Brasil
A consciência ambiental é um caminho sem volta. Diminuir a produção de lixo, aproveitar o espaço e, na medida do possível, produzir o próprio alimento, além de reutilizar água, embalagens e roupas. Pensando nisso, os brechós se tornaram oportunidades para agregar estilo, com preços acessíveis e tendências.
O mercado Second Hand (segunda mão) está ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros. De acordo com as estimativas do Boston Consulting Group (BCG), o mercado de moda circular vai aumentar entre 15% a 20% até 2030 no país.
Esse aumento reflete uma mudança de mentalidade entre os consumidores. A conscientização ambiental e o desejo crescente por práticas de consumo sustentáveis, principalmente da geração Z e Millennial, têm impulsionado a busca por alternativas ao varejo convencional.
Elki Zanandrea, empresária do brechó Peça Rara, em Jardim da Penha, Vitória, entende que essas escolhas vão além da economia. “A ideia de comprar roupas de segunda mão está se transformando em uma escolha ética sem deixar de lado o apreço pela moda. Os consumidores estão optando por brechós não apenas pela economia, mas porque é possível alinhar estilo, preço e redução do impacto ambiental”, declara.
Garimpo: comprar em brechós exige um olhar apurado
Para consumir nestes estabelecimentos, a dica é aprender a garimpar. O que não se resume apenas a encontrar uma peça ou modelo em boas condições, mas a identificar os itens que melhor se adequam ao seu estilo. Com a popularidade dos brechós em ascensão e oferecendo produtos de qualidade, é simples encontrar roupas que agradam. Mas um bom olho na hora da compra, sempre ajuda!
Os brechós tem de tudo: itens da coleção do ano passado, do verão passado e até do século passado. E para quem está na pegada consciente, às vezes a compra de uma peça nem tão legal, pode gerar uma outra, fazendo a composição correta, retirando a renda, acrescentando um acessório e criando um estilo único. Se você ainda não sabe o que fazer, temos algumas dicas para te ajudar.
Vá para um brechó com tempo. “Antes de tudo, para garimpar é preciso tempo. Vale a pena passar arara por arara. Sempre tem algo que passou despercebido por alguém ali”, comenta Elki.
Se encontrou algo que gosta, o primeiro passo é colocar no corpo. “Encontrou uma peça que te agrada, experimente. Afinal, você precisa garantir que aquela peça combina com você, se o tamanho está correto e se, claro, é confortável”, ressalta a empresária.
Saiba o que você gosta e o que tem no guarda-roupa
De acordo com Elki, esta é uma das dicas mais importantes. Saber qual é o seu estilo vai te ajuda a fazer compras mais assertivas, sem correr o risco de comprar algo que não irá usar no futuro.
Além disso, a empresária recomenda conhecer bem as peças que você já tem no seu guarda-roupa. Isso ajuda a ter uma ideia das combinações que poderá fazer.
Avalie a peça com cuidado
Elki explica que os brechós costumam fazer uma curadoria das peças, mas, ainda assim, é importante você avaliar a peça com cuidado. Às vezes um ou outro desgaste pode passar batido. “É importante olhar com carinho para evitar levar peças com algum defeito para casa”.
As redes sociais estão cheias de páginas de brechós. Acompanhe para receber as novidades e promoções. “Vários brechós oferecem promoções especiais ou têm dias específicos com descontos. Esteja atento a essas oportunidades!”
Uma dica importante é visitar esses locais. Conhecer um brechó novo pode ser uma grata surpresa. “Toda vez que você conseguir, dê uma passadinha no brechó da sua preferência. Nós recebemos centenas de roupas semanalmente e as araras sempre estão com novidades”, ressalta Elki.