A Prada apresentou sua coleção de inverno 2024 na semana de moda de Milão, destacando-se por uma profusão de laços e uma abordagem profunda sobre a memória e a feminilidade. A Prada é conhecida por sua capacidade de lançar estilo e tendências, e esta coleção não foi diferente.
O Laço como Elemento Central
Prada, inverno 2024. – Foto: Getty ImagesO primeiro look do desfile era um vestido preto coberto por laços da mesma cor. Mas os laços não pararam por aí. A coleção apresentou vestidos 50’s com laços na cintura, casacos de alfaiataria com um laço nas costas, suéter com um laço brilhante bordado como um broche, saias retas ajustadas no cós com fita e laço. Enfim, pencas de laços.
Reflexões sobre a Memória e a Feminilidade
Miuccia Prada e Raf Simons, diretores de criação da marca, têm uma abordagem única para a moda. Eles não pensam tanto em tendências como em processos complexos de trocas, expressões, memórias e aspirações internas e externas.
Em entrevistas recentes, ambos afirmaram que o que vira tendência é resultado de um impulso humano fundamental – tocar uns aos outros, expressar sentimentos através das roupas que usamos.
Prada: Uma Coleção que Mistura e Altera Formas e Silhuetas
Na passarela, a ideia é trabalhada em roupas que combinam, acumulam, misturam e alteram umas às outras. Os estilistas explicam que “a linguagem das formas pode ser alterada através da materialização, da refabricação para alterar a percepção”.
A coleção apresentou ternos compostos por blazers oversized e saias midi com as costas de um vestido camisola, casacos de pegada militar dos anos 1940 com a parte frontal de lã e a de trás de seda, vestidos de festas bem anos 1950 feitos de náilon, twinsets de tricôs combinados com saias com costuras retilíneas e volumes firmes, óculos futuristas imitando maquiagens da metade do século 20, entre outras peças inovadoras.
A coleção de inverno 2024 da Prada é uma profunda reflexão sobre a memória e a feminilidade, apresentada através de uma profusão de laços e uma abordagem única para a moda. Miuccia Prada e Raf Simons continuam a surpreender o mundo da moda com sua criatividade e visão única.